Uma Consultoria Financeira empresarial pode salvar negócios

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Todo empreendimento que busca se consolidar precisa de uma gestão financeira. Porém, isso não é algo que se cria da noite para o dia. Inclusive, não apenas exige tempo, mas também conhecimento. O desenvolvimento de um bom planejamento pode partir de uma consultoria financeira.

Portanto, nesse texto iremos explicar quais as vantagens de uma consultoria financeira, e como os gestores estão otimizando custos e processos através desse serviço.

Como funciona uma consultoria

Todo negócio se sustenta através de dinheiro. Custos são inevitáveis, porém gastos costumam ser um grande problema. Inclusive, existem empresas no Brasil que pagam mais impostos do que deveriam, e não possuem noção sobre isso.

Dessa forma, a consultoria financeira se apresenta como uma solução. Primeiro passo é levantar todas as informações sobre o assessorado. Em seguida, será feito um diagnóstico dos problemas financeiros.

Então, com os problemas na mão, a consultoria financeira irá desenhar um plano para solucionar todos as questões encontradas. Vale ressaltar, que todo problema solucionado, pode voltar a acontecer. Assim, a consultoria também se responsabiliza por orientações. Além disso, todos os colaboradores envolvidos também serão orientados de como deverão agir.

consultoria financeira

Benefícios da consultoria financeira

Como dito anteriormente, para que a solução encontrada seja mantida, é necessário que a empresa mantenha hábitos saudáveis para o bem da gestão financeira.

Além disso, durante o processo, o assessorado receberá uma assistência exclusiva da consultoria. Esse profissional irá oferecer insights de diversos aspectos, algo que uma equipe interna geralmente não consegue oferecer. Seja por estarem aplicados com demandas do fluxo de trabalho, ou por não terem conhecimento suficiente para problemas inéditos.

Apesar das soluções desenvolvidas, o maior foco da consultoria é apresentar resultados. Afinal, uma solução só é valida a partir do momento que ela corrige um problema. Em seguida, com bons resultados, sinais positivos de lucratividade

Desafios & Metas

O trabalho de uma consultoria financeira é estabelecer um norte para quem contratou o serviço. Após o diagnóstico, a equipe interna irá visualizar as métricas junto com o consultor. Com o plano definido, serão revisados todos os custos e gastos da empresa. A partir disso, valores desnecessários, ou qualquer tipo de desperdício, será cortado.

Após todas as revisões, será levantado um balanço financeiro. Isso dará uma visualização macro, dessa forma localizando para onde a receita da empresa está sendo direcionada.

Importante destacar, uma empresa com recursos em caixa não é necessariamente um sinal positivo. Eventualmente, isso pode ser perigoso a longo prazo. Então, outra oportunidade de ação para a consultoria financeira, é apontar oportunidades de investimento. Onde os recursos podem ser aplicados, para novos resultados.

Por: Lucas Freire, Mamba Digital.