O crescimento das redes sociais nos últimos anos fez com que fosse natural a profissionalização dessa área, e assim nasceu o termo “digital influencer”.
Após a necessidade dos telespectadores de sentirem conexão com pessoas reais ao invés de instituições, os digitais influencers facilmente se tornaram uma forma das marcas anunciarem seus produtos ou serviços.
Antes o que era apenas uma parceira para divulgação, foi evoluindo para contratos milionários entre digital influencer x empresa. Com isso, a necessidade de tratar dessa forma de publicidade com mais seriedade e profissionalismo cresceu e se tornou muito importante para legitimar o trabalho digital desses profissionais.
Mesmo assim, a grande maioria dos digitais influencers não procuram apoio e assessoria que tem sua especialização em mercados digitais, permanecendo na informalidade e atuando como autônomos.
Mas qual é problema de escolher a autonomia?
Se atuar como pessoa física, o digital influencer em questão paga mais impostos e pode perder oportunidades de trabalhos novos, visando que a maioria dos contratantes exige uma nota fiscal como forma de garantir que a empresa esteja atuando de forma legal e cumprindo o pagamento de seus tributos corretamente.
Procurando uma forma de validar seu serviço, muitos recorrem à abertura de uma MEI. Porém, digital influencer não pode ser MEI, pois essa profissão ainda não consta na lista de atividades válidas, visto que foi criada na atual era digital.
Se digital influencer não pode se tornar MEI, qual é a solução?
É possível transformar um digital influencer para uma empresa e isso pode ser mais fácil do que você imagina, você só precisa de alguns fatores.
1. Porte da empresa:
O tipo de empresa pode variar de acordo com o faturamento de cada profissional:
· ME – Microempresa: faturamento anual de até R$ 360 mil.
· EPP – Empresa de Pequeno Porte: faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
· Médio e Grande Porte: faturamento acima de R$ 4,8 milhões anuais.
2. Regime tributário:
- Simples Nacional: Para negócios com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
- Lucro Presumido: Para negócios com faturamento anual de até R$ 78 milhões.
- Lucro Real: Para negócios de grande porte, cujo faturamento anual excede os R$ 78 milhões.
3. Natureza jurídica para um digital influencer
Nesse caso, para esse tipo de profissão, a mais adequada é a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.
A forma de tornar esse processo mais fácil é contando com uma assessoria especializada, que regularize e facilite esse processo.