O processo de internacionalização nada mais é do que expandir a atuação de uma empresa para o mercado internacional, globalizando suas atividades, assim podendo usufruir dos benefícios de negócios no exterior.
De uns anos pra cá, esse tipo de escolha tem sido feito com mais frequência por empresários que desejam crescer além do mercado brasileiro, provando-se um processo que traz sucesso e uma infinidade de benefícios para o empreendedorismo brasileiro.
Minha empresa precisa ser grande para investir nesse processo?
De acordo com a pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), 77,3% das empresas internacionalizando são MPEs (Micro e Pequenas Empresas) e os 22,7% são empresas grandes.
Com o avanço da tecnologia e todo o auxílio que a internet proporciona, hoje em dia não importa o tamanho que a empresa é, e sim a vontade
E como outras empresas estão se internacionalizando?
Existem alguns caminhos que você seguir quando o assunto é internacionalização.
- Exportação de produtos: Isso é feito basicamente enviando seus produtos para países estrangeiros, principalmente da América do Sul. Analisando a oportunidade de mercado e a falta de concorrência em um país estrangeiro, essa alternativa para internacionalização se torna muito vantajosa. Por conta de uma baixa necessidade de capital, baixo risco e o ajuste da empresa em um mercado exterior é menos complexo.
- Abertura de uma franquia (franchising): ter uma representação física de seu serviço ou produto em um outro país, atrai mais lucro para sua empresa. Além disso, pode também agregar mais valor sobre sua empresa no próprio território brasileiro. A empresa que opta por ser um franqueado, precisa pagar uma pequena taxa e royalties à franqueadora, precisando manter os padrões de qualidade, publicidade e preço estabelecidos pelo franqueador.
- Parcerias com entidades ou personalidades estrangeiras: para a empresa que escolher esse tipo de abordagem, é necessário entender que o networking é essencial. O networking pode ser feito por meio de participação de eventos, buscando recomendação de entidades ou personalidades que possam influenciar o público local a adquirir seu produto/serviço.
E lembre-se, é de extrema importância consultar a reputação do parceiro ou entidade.
Por que internacionalizar?
É uma ótima oportunidade para tornar sua marca em uma referência global, modernizando-a e assim adquirindo mais capacitação e aprendizado. Mesmo assim é preciso considerar: planejamento, adaptação, legalização da empresa no país escolhido, definição de mercado e estratégias de comercialização precisam ser consideradas.
Considerando a quantidade de passos que precisam ser seguidos, ajuda pode ser essencial para que o processo ocorra da maneira mais suave possível, podendo beneficiar o empresário o mais cedo possível.