O que é Sustentabilidade Empresarial?

Ao longo dos décadas, empresas e industrias sempre tiveram uma imagem de vilã, onde ela visava lucrar, independente do impacto causado no meio ambiente. Hoje, muitas delas trabalham para se tornarem mais uma do grupo de sustentabilidade empresarial.

Tratar bem o meio ambiente é fundamental. Quando não medimos esforços para preserva-lo, estamos melhorando nossa qualidade de vida. E hoje esse é objetivo de algumas empresas. Mas afinal, como uma empresa pode colaborar, e o que ela ganha com isso?

Se você quer entender o papel da sustentabilidade empresarial, confira o texto até o final!

Definição para empresas

O desenvolvimento das empresas que almejam ser sustentabilidade está ligado ao fato de uma empresa prosperar financeiramente, e ao mesmo tempo, crescer utilizando processos que são favoráveis ao meio ambiente.

Além de colaborar com o meio ambiente, a empresa que considerada sustentável melhora sua imagem com o público geral, e com os colaboradores.

Existem empresas que deixam de investir em boas práticas voltados ao meio ambiente, para viabilizar a maior margem de lucro possível. No entanto, para ser uma empresa sustentável não necessariamente é necessário abrir mão do crescimento econômico.

Práticas em ação

Para dar início às práticas ambientais, é necessário que uma empresa ou indústria sigam seguinte fluxo: extrair o recurso natural, aplicar estratégias que recuperem os danos causados, e em seguida mensurar os resultados das ações.

Práticas sustentáveis não se limitam em apenas “reduzir os impactos” no meio ambiente. Zelar e ajudar comunidades que estão em torno também fazem parte das boas práticas. Afinal, o impacto do trabalho pode causar danos para quem está ao redor.

Vale destacar que o corpo de uma empresa são seus colaboradores. Então, para desenvolver um projeto que visa tornar a empresa sustentável é necessário incentivar o próprio time a adotar medidas que preservem o meio ambiente.

Esse incentivo pode ser feito através de campanhas internas. Um bom setor de endomarketing é fundamental para alcançar bons resultados. Comece a partir de coisas simples para adaptar. Reúna as equipes para ensinar

Exemplos de sustentabilidade empresarial

O ar puro que respiramos – por muitas vezes não muito puro pela poluição humana – só é possível graças ao processo.

  • Redução da poluição atmosférica, da contaminação de lagos e rios, além da diminuição do volume de lixo em aterros;
  • Uma empresa sustentável contribui para evitar futuros “apagões elétricos”, para a diminuição da derrubada de árvores, preserva a fauna no seu entorno e atua na luta contra o famigerado aquecimento global;
  • Ela também contribui com a inovação e pesquisa, na medida em que se incumbe de encontrar novas soluções para problemas antigos. Especialmente com relação ao aumento da produtividade e redução de custos;